sábado, 30 de julho de 2011

Volta às Aulas

Pois é, galère, minhas aulas estão voltando... Nada como acordar cedo (como se eu não tivesse feito isso nas férias), fazer trabalhos escolares, trabalhar, ter aula de violão à noite, ter aula de inglês durante toda a tarde de sábado...

Quanto às postagens do blog, nem se preocupem. Além de ter a zombiegirl na equipe (que deve postar assim que a Internet dela parar de fingir que é uma 3G) e de preparar um arsenal de postagens prontas em caso de emergência (que na prática é o que todos os grandes blogueiros fazem), estou procurando uma terceira pessoa para postar no blog. Interessados informem nome, e-mail, cosmovisão e assuntos que pretende postar no blog. Join us! :P

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Apologética Agnóstica #3: ATEA desiste de pelejar com empresas de ônibus e lança cartazes polêmicos em outdoors de Porto Alegre

Um dos preceitos que para nós, "não-teístas" defendemos com veemência, é a absoluta laicidade do Estado brasileiro. Infelizmente, para nós, vide pesquisas, os ateus (e infelizmente os agnósticos também, pessoas menos informadas sequer sabem diferenciar uma coisa da outra ¬¬) são a classe mais detestada do país. Nas nossas paragens, ao contrário de outros países desenvolvidos, como a Inglaterra, a organização de grupos (como eu poderia dizer) "pró não-teístas" (provavelmente isso é ortograficamente incorreto, mas não consegui achar um termo certo, azar) é inócua. Aqui no Brasil, há mais de dois anos, a partir de uma sentença proferida em rede nacional por um jornalista sensacionalista, preconceituoso e desprovido de ética jornalística (que mudou de emissora, mas continua dizendo abobrinha), a ATEA (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, que não necessariamente me representa, fique aqui bem claro) resolveu replicar no Brasil a famosa campanha do ônibus, que atingiu grande sucesso em países como Inglaterra e EUA.


O referido ônibus inglês, com a frase "Provavelmente Deus não existe - Agora pare de se preocupar e apoveite a sua vida"

A campanha consiste em peças publicitárias lançadas em ônibus com o intuito de "reduzir a intransigência com os ateus" (leia-se: Proselitizar o ateísmo, lembrem-se de que quem está por trás da campanha do ônibus da Inglaterra é a British Humanist Association, cujo líder é o "filósofo" e sociobiólogo Richard Dawkins, considerado o "guru" do neo-ateísmo).
Desde 2008, a ATEA, tenta lançar campanha semelhante em algumas capitais brasileiras, mas acabaram sendo vetados pelas associações de transportes. Só agora, na começo do mês de julho, começaram a ser exibidos os primeiros outdoors da campanha em Porto Alegre (que a meu ver, foi um atraso, a ATEA provavelmente achou que teria o mesmo sucesso dos ingleses, cuja religião principal do país está em visível decadência e tem os ativistas ateístas mais famosos do mundo, como o já citado Dawkins e Christopher Hitchens, além de ter contato forte com outros ateus americanos como Sam Harris e Daniel Dennett).


Para piorar, a campanha nacional padece de problema semelhante à campanha da Inglaterra: não há exaltação à laicidade do Estado ou à tolerância entre credos, apenas ataques à religião cristã próprios dos neo-ateístas (tá vendo o que eu falei? Apesar de ter "agnóstico" na sigla eles não me represantam? Tsc, tsc, tsc...). Vejamos os cartazes:


1) Apesar de concordar com a sentença do cartaz "Religião não define caráter", o problema na ilustração é a "polarização forçada de valores". Por um lado, temos Adolf Hitler representando os teístas (uma aplicação clássica da Lei de Godwin) e Charles Chaplin (que era ateu por ser comunista, ao contrário dos ateus "dawkinistas" e a maioria dos ateus comtemporâneos, o fato dele ter sido um cineasta de sucesso em nada torna-o melhor na matéria de moral) como defensor dos ateus. Aliás, se ser ateu é ser "mais bom caráter" porque Stálin (comtemporâneo de Chaplin) é reconhecido hoje como "genocida" e "autor de crimes contra a humanidade", se ideologicamente, ele era ateu que nem o Chaplin?
2) Este segundo trata-se de uma crítica ao fundamentalismo extremista dos teístas, além de tentar minar a ética teísta. Além de partir do pressuposto de que "em nome de Deus e da moral da sua religião é possível cometer atrocidades contra os 'inimigos' " (que na prática, quase todo teísta que você perguntar isso vai negar veementemente), ele faz na ilustração um "apelo à emoção" com a imagem do avião antes de se chocar com a 2ª torre. Afinal, dizer que os fanáticos são os caras da "outra religião herege do outro lado do mundo" é muito fácil, não é mesmo?
3) A velha crítica de que a fé teísta existe para suprimir a razão (o velho argumento de fanáticos evolucionistas, como o Dawkins).... Embora, eu, como agnóstico, considero o fideísmo como insuficiente para demonstrar a verdade, vejo que, em dados momentos da história, homens teístas fizeram avanços importantes para o desnvolvimento do conhecimento científico (não que eu seja favorável ao Criacionismo, bem entendido).
4) Em primeiro lugar, há uma ofensa ao Cristianismo e ao Hinduísmo (Jesus Cristo e Krishna são reduzidos a mitos, juntamente com Hórus, que é "um deus morto"; ambos os cultos são reconhecidos como "mitos regionais", sendo que desde Paulo de Tarso, o cristianismo é internacionalizado; insinua-se a teoria mostrada no filme Zeigeist que Jesus Cristo seja um mito de uma divindade internacional, cuja história foi construída a partir de outras deidades veneradas na Eurásia). Em segundo lugar, a frase do cartaz é uma comum falácia ateísta usada para "jogar as religiões umas com as outras". Se a diferença do ateu pro teísta é que "o ateu não acredita em um deus a menos", isso ainda assim não justifica a tolerância entre teístas e ateus, ainda mais depois de tamanha desconsideração à religião alheia proporcionada pela ilustração do cartaz.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Avant-Garde Musical #2: The Creepshow

Bom, leitores, meu aniversário passou, e como prometido aqui está o novo Avant-Garde Musical. Mas antes algumas novos informes: (dessa vez é sério, eu juro pelo seu Deus!).
  • Conseguimos consolidar a nossa primeira parceria com o Preguiçosamente Blogueiro. Em breve anunciaremos este e outros possíveis novos parceiros numa nova seção (moda entre quase todos os blogs) chamada "Os menos ruins links da semana". Interessado em ser nosso parceiro? Deixe e-mail para contato nos comentários desse post.
  • Fiz algumas pequenas alterações na arrumação do layout, para tornar o arranjamento do site mais equilibrado. Os seguidores foram movidos para baixo do "Quem Somos", a barra de Pesquisa Google foi movida para o topo da página, o "Link-Me", ficou próximo do "Nossos Parceiros", o "Arquivo do Blog" foi modificado para ser de semana em semana (fica mais compacto) e as barrinhas de compartilhamento social com contador (do ShareThis) foram removidas (estavam entrando em conflito com os outros componentes do rodapé do post, atrapalhando sua visualização). Para os usuários do blog que ainda quiserem divulgar nossas postagens, usem a barrinha tradicional do Blogger que fica no rodapé de cada post.
  • Minha grande amiga zombiegirl aceitou meu convite e agora ela será a nova autora do AGTEBO. Hoorrah! Ela deverá lançar seu primeiro post até o final da semana, então por favor, sejam bonzinhos com ela ou eu farei vocês "dormirem com os peixes", capiche?.

Então vamos deixar as considerações do blog e vamos para a "apreciação de banda" que vocês estão tanto esperando. Foi complexo definir qual seria a próxima banda, mas como ontem foi meu aniversário, eu decidi parar de enrolar e lançar uma das minhas bandas favoritas (senão a favorita): o The Creepshow.



Formada em 2005 por membros remanescentes de outras bandas do cenário canadense, o The Creepshow surgiu em Burlington, Canadá, fundado pela ex-vocalista Jon "Hellcat" Blackwood. Em 2007, com a gravidez de Jon, ela sai da banda, deixando no lugar sua irmã Sarah "Sin" Blackwood (na foto acima, vocalista e guitarrista). Os outros integrantes da banda são (foto acima, da esquerda para direita) "Reverendo McGuinty" (órgão/backing vocal/"sermões" (que são introduções em cada CD declamadas por McGuinty com voz cavernosa, uma locução de filmes de terror antigos a la Vincent Price!), Matt "Pomade" Gee (bateria) e Sean "Sick Boy" McNab (violoncelo/backing vocal).
Nem preciso dizer que a sonoridade da banda é simplesmente singular, e por isso mesmo muito legal. Bebendo do estilo de bandas como Horrorpops e Misfits, o The Creepshow faz um excelente horrorbilly (derivado do psychobilly, gênero de fusão que mistura rockabilly com o punk rock, fazendo referências a filmes de terror antigos e "filmes B" clássicos). Atualmente, o The Creepshow está fazendo uma grande turnê por toda a Europa, com seu novo álbum They All Fall Down (2010). Além desse, a banda já tem mais dois álbuns, o Sell Your Soul (2006, ainda com Jon no vocal/guitarra) e Run For Your Life (2008).
Como só as minhas palavras não bastam para definir o quão excelentes eles são, vou deixar vocês verem por si mesmos. Vamos aos vídeos!






terça-feira, 26 de julho de 2011

Informe Importante aos Leitores

Venho hoje dar um importante informe aos leitores:


Não haverá postagens hoje, porque é MEU ANIVERSÁRIO! #problem?
P.S.: Ninguém vai me dar parabéns não?
P.S.2: Fiquem relaxados que amanhã (para compensar) farei um novo Avant-Garde Musical pra vocês !
Créditos ao Profetirando pelo gif

segunda-feira, 25 de julho de 2011

MEMEntos diários #2


Também, nunca mais passo naquele salão! Espero que o atendimento do salão do shopping seja melhor!

domingo, 24 de julho de 2011

Apologética Agnóstica #2: A nova face do extremismo

Ontem a população norueguesa (e de toda a Europa) ficou chocada com os dois atentados ocorridos no referido país. Por volta das 10h20 da manhã (horário de Brasília) uma bomba foi detonada no centro de Oslo próximo aos prédios principais do Governo, atingindo o escritório do primeiro-ministro e deixando sete mortos e quinze feridos.
Menos de uma hora depois, Anders Behring Breivik (foto acima) disfarçou-se de policial e invadiu um acampamento de jovens do Partido Trabalhista (do governo) em Utoeya (ilha próxima a Oslo), assassinando cerca de 92 pessoas dentre as 600 participantes do evento, num tiroteio que durou cerca de 1 hora e meia.
Como é de praxe nesses casos, o governo fechou imediatamente as redes sociais do "agressor" pouco depois dele ter sido capturado, bem como outras páginas postadas por ele. Em uma delas, ele posta um manifesto de mais de 1.500 páginas chamando à violência contra muçulmanos e comunistas. No histórico de navegação do computador dele, foi descoberto que ele era um assíduo frequentador de blogs de direita com vários comentários políticos publicados, principalmente no blog document.no (inacessível hoje) de Hans Rustad (discurso pró-Israel, anti-islamista e anti-imigração, idéias em linha com o Stop Islamisation of Europe).
Breivik, que qualificou seu ato como "cruel, mas necessário", está sendo qualificado pelas agências de notícias como "ultradireitista", "islamofóbico" e "fundamentalista cristão", sendo que este último está causando polêmica entre cristãos mais mimizentos exaltados, alegando que o verdadeiro "fundamentalismo cristão" tem na sua essência o amor, a generosidade, a tolerância e o respeito pelo próximo. Ser verdadeiramente "fundamentalista cristão" é ser tudo menos violento, tudo menos intolerante para com as outras expressões de fé. O "radicalismo" cristão, islâmico ou outro qualquer, esse sim, é capaz das maiores atrocidades, pois não tolera, muito menos aceita a fé e/ou a presença do outro". (veja comentários aqui)
Cristãos por toda a Internet estão revoltados com essa designação supostamente perniniciosa contra eles, pois supostamente "um cristão não iria se voltar com violência para com outras pessoas, mesmo elas sendo não-cristãs". Será que não? Além de não ser a primeira vez que coisas desse tipo acontecem, o cristianismo, se não estimula a violência, é inolente em combatê-la. Lembram-se do post anterior do Apologética Agnóstica que coloquei aqui? Não é estranho que estatisticamente, os grupos mais "detestados" pelos cristãos de uma maneira generalizada são justamente os que Mister Breivik insiste em "combater"? (Comunistas, que são "ateus segundo o materialismo de Marx" e Muçulmanos, que estão se expandindo em toda a Europa para suprir a carência de proletariado barato causada pelo decréscimo populacional no continente Prestar atenção na aula de Geografia é tão bom, né?.
É perfeitamente possível que haja uma ligação entre uma "formação cristã" e um fanatismo exacerbado (Não que seja o único motivo, outros fatores externos influenciam, como o racismo, o desemprego causado pelos imigrantes, etc.) . Mesmo que o eclesiástico responsável por tratar de pessoas como Mister Breivik seja contra a violência aos seus "opositores", o fato de seu estilo teológico não admitir os "diferentes" vai chegar aos ouvidos de pessoas que tenham interesses próprios contra esses grupos criticados como o "direito divino" para atacá-las! Esqueça, Lei de Godwin, não vou fazer você aparecer aqui... Infelizmente, o mesmo eclesiástico que deveria instilar nos ideais da sociedade respeito, tolerância e mesmo amor pelos diferentes acaba por apenas instigar mais ódio, mais intolerância e mais preconceito! Triste, não? Tsc, tsc, tsc....

Fontes: Uol Notícias, BBC, Blog do Luis Nassif, Publico