domingo, 24 de julho de 2011

Apologética Agnóstica #2: A nova face do extremismo

Ontem a população norueguesa (e de toda a Europa) ficou chocada com os dois atentados ocorridos no referido país. Por volta das 10h20 da manhã (horário de Brasília) uma bomba foi detonada no centro de Oslo próximo aos prédios principais do Governo, atingindo o escritório do primeiro-ministro e deixando sete mortos e quinze feridos.
Menos de uma hora depois, Anders Behring Breivik (foto acima) disfarçou-se de policial e invadiu um acampamento de jovens do Partido Trabalhista (do governo) em Utoeya (ilha próxima a Oslo), assassinando cerca de 92 pessoas dentre as 600 participantes do evento, num tiroteio que durou cerca de 1 hora e meia.
Como é de praxe nesses casos, o governo fechou imediatamente as redes sociais do "agressor" pouco depois dele ter sido capturado, bem como outras páginas postadas por ele. Em uma delas, ele posta um manifesto de mais de 1.500 páginas chamando à violência contra muçulmanos e comunistas. No histórico de navegação do computador dele, foi descoberto que ele era um assíduo frequentador de blogs de direita com vários comentários políticos publicados, principalmente no blog document.no (inacessível hoje) de Hans Rustad (discurso pró-Israel, anti-islamista e anti-imigração, idéias em linha com o Stop Islamisation of Europe).
Breivik, que qualificou seu ato como "cruel, mas necessário", está sendo qualificado pelas agências de notícias como "ultradireitista", "islamofóbico" e "fundamentalista cristão", sendo que este último está causando polêmica entre cristãos mais mimizentos exaltados, alegando que o verdadeiro "fundamentalismo cristão" tem na sua essência o amor, a generosidade, a tolerância e o respeito pelo próximo. Ser verdadeiramente "fundamentalista cristão" é ser tudo menos violento, tudo menos intolerante para com as outras expressões de fé. O "radicalismo" cristão, islâmico ou outro qualquer, esse sim, é capaz das maiores atrocidades, pois não tolera, muito menos aceita a fé e/ou a presença do outro". (veja comentários aqui)
Cristãos por toda a Internet estão revoltados com essa designação supostamente perniniciosa contra eles, pois supostamente "um cristão não iria se voltar com violência para com outras pessoas, mesmo elas sendo não-cristãs". Será que não? Além de não ser a primeira vez que coisas desse tipo acontecem, o cristianismo, se não estimula a violência, é inolente em combatê-la. Lembram-se do post anterior do Apologética Agnóstica que coloquei aqui? Não é estranho que estatisticamente, os grupos mais "detestados" pelos cristãos de uma maneira generalizada são justamente os que Mister Breivik insiste em "combater"? (Comunistas, que são "ateus segundo o materialismo de Marx" e Muçulmanos, que estão se expandindo em toda a Europa para suprir a carência de proletariado barato causada pelo decréscimo populacional no continente Prestar atenção na aula de Geografia é tão bom, né?.
É perfeitamente possível que haja uma ligação entre uma "formação cristã" e um fanatismo exacerbado (Não que seja o único motivo, outros fatores externos influenciam, como o racismo, o desemprego causado pelos imigrantes, etc.) . Mesmo que o eclesiástico responsável por tratar de pessoas como Mister Breivik seja contra a violência aos seus "opositores", o fato de seu estilo teológico não admitir os "diferentes" vai chegar aos ouvidos de pessoas que tenham interesses próprios contra esses grupos criticados como o "direito divino" para atacá-las! Esqueça, Lei de Godwin, não vou fazer você aparecer aqui... Infelizmente, o mesmo eclesiástico que deveria instilar nos ideais da sociedade respeito, tolerância e mesmo amor pelos diferentes acaba por apenas instigar mais ódio, mais intolerância e mais preconceito! Triste, não? Tsc, tsc, tsc....

Fontes: Uol Notícias, BBC, Blog do Luis Nassif, Publico

Um comentário:

  1. Acho que isso tá ficando cada vez mais frequente,um louco sair matando todo mundo a torto e a direita por um ideal qualquer...É frustante saber que ele já havia dado indícios de que poderia fazer isso e mesmo assim ngm o impediu.Eu não acredito que não tenha nenhuma organização xeretando os nossos cliques.Mundo louco o nosso viu.

    ResponderExcluir