sábado, 27 de agosto de 2011

Avant-Garde Musical #6: Hardneja Sertacore

Como vocês já puderam perceber, eu tenho uma tendência muito forte a curtir bandas que façam alguma espécie de fusão entre estilos (não que eu vá gostar de funk nacional, que é uma mistura do funk americano com a putaria do Miami Bass, mas enfim...). Essa banda nacional é um verdadeiro achado! O Hardneja Sertacore é uma banda de Porto Alegre, que, como o nome já diz, mistura clássicos do sertanejo (músicas do tempo que sertanejo era razoável, e ninguém precisava tocar misturando sertanejo universitário, que a meu ver foi quem começou a degradar o sertanejo, com música eletrônica ou ficar tocando guaranha com voz falsete e padrinhação do Roberto Carlos (É ou não é, Paula Fernandes?)) com hardcore, e a mistura fica muito, mas muito boa! Formação: Voz e Guitarra: Nigéria; Guitarra: Gabriel; Baixo: Lucas; Bateria: Careca




sexta-feira, 26 de agosto de 2011

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Notícias da Semana #4

  • Tecnologia

    Steve Jobs, a lenda viva o fundador da Apple Computadores (que hoje em dia é mais conhecida por portáteis como IPod, IPhone e IPad) resolveu "pedir pra sair" do cargo de CEO da referida empresa, deixando tristes vários fãs de Steve, que é considerado por muitos como um ícone no setor da tecnologia. Com a gestão de Steve aprovada por 97% dos funcionários, este sai como um dos CEO's (Chief Executive Office, nos EUA o mais alto nível executivo, destinado à funções de gerenciamento e organização geral) mais aclamados (senão o maior) da História das Empresas de Informática. Os boatos que correm é que Jobs deixou o cargo por motivos de saúde, baixando essa semana as ações da Apple em 4%. Outra que vai sofrer "em parte" com essa saída é a sul-coreana Samsung, fornecedora de componentes e (ironicamente) concorrente principal da Apple, já que a "Guerra Fria" com o IPhone/IPad permitiu à linha Galaxy da Samsung ficar "pau-a-pau" com a Apple no mercado de smartphones e tablets. Embora a diretoria da Samsung esteja confiante em superar a Apple no mercado, o substituto de Jobs, Tim Cook, afirmou que "nada vai mudar". De qualquer maneira, o próximo episódio da "pendenga" Apple vs. Samsung será em outubro, com o lançamento do IPhone 5.
  • Religião/Sergipe

    Segundo o "Novo Mapa das Religiões" lançado pela Fundação Getúlio Vargas, Sergipe é o Estado com menor número de Evangélicos Pentecostais (que abrange Igrejas como a Assembléia de Deus, a Congregação Cristã no Brasil, a Igreja Deus é Amor e a Igreja O Brasil para Cristo), embora esse ramo religioso seja o que mais cresce no Brasil (segundo o pesquisador Marcelo Néri, "a Assembléia de Deus é a segunda maior Igreja do País, perdendo apenas para a ICAR) em Sergipe eles são 4.75% da população e em Aracaju eles são 4.18%.
    Fonte: Paulopes
  • Televisão

    E... agora é oficial! A Record, emissora do televangelista mais pidão do país (bitch please) Pedir Maiscedo (piada veeeelha) Edir Macedo resolveu meter o pau (no sentido jurídico, para minha infelicidade) no apresentador mais descarado e preconceituoso do Brasil, José Luis Datena. O referido pseudo-apresentador estaria devendo duas multas de mais de 50 milhões de reais, uma de 2003, de 25 milhões, que seria perdoada com a volta do apresentador à emisora (isso explica porque o dito-cujo foi lá "beijar flor" e voltou) e a nova desse ano, pelo golpe dado (uma vez que Datena não ficou nem dois meses na emissora) . Segundo explicação apresentada pelo advogado de Datena, a Record deve a ele 24 milhões de reais, além de justificar a saída dele com "quebra de cláusulas contratuais" (possivelmente a Record tentou por um mínimo de limites em Datena, que pelo visto acha que programa policial é uma espécie de AGTEBO para teístas).
  • Celebridades

    Os "abutres" da Internet tomaram um Sennen Goroshi essa semana no que tange a Amy Winehouse. Além do exame toxicológico da autópsia dela ter dado negativo (ela estava limpa no dia da morte, a pergunta que não quer calar agora é qual a causa mortis da cantora). Além disso, as vendas do álbum "Back to Black" dispararam no Reino Unido, fazendo do último álbum de Amy o mais vendido no Reino Unido no século 21. Amy planejava lançar seu terceiro disco e tinha músicas suficientes para fazer mais três discos (e como visto na morte de Michael Jackson é bem capaz deles serem lançados). Felizmente nem tudo relacionado à morte de Amy Winehouse remete à crueldade dos "abutres de Internet" e à exploração até o talo da imagem massificada de um ídolo da música morto recentemente: a morte de Amy aumentou as internações de viciados em drogas em clínicas de reabilitação, fazendo muitas pessoas que tem o vício perceberem o triste fim que ele provoca.

MEMEntos diários #6


terça-feira, 23 de agosto de 2011

SESC/SE inicia a Mostra de Filmes Krzysztof Kieslowski

Ontem, já passando das 7h20 da noite (um pequeno atraso) foi iniciada a mostra de filmes de Kieslowski na Sala de Exibições. Estava chovendo canivete, e zombiegirl, intimidada pela chuva, preferiu não me acompanhar. (quem sabe em outra oportunidade...). Mas enfim, lá estava eu, sentado num lugar de certo modo desconfortável (a melhor visualização infelizmente estava bem na saída do ar condicionado, deixando minhas orelhas e meu nariz gélido a sessão toda), mas ansioso para assistir a exibição. Felizmente, vejo que minha persistência foi recompensada com a primeira parte da série produzida para a TV "Decálogo I - Amarás a Deus sobre todas as coisas", precedido pelos vídeos divulgados no Youtube acerca da mostra:




Retornando ao filme em si, Decálogo I nos traz a história de Pawel, um garoto que mora num apartamento em Varsóvia (todas as tramas do Decálogo acontecem no mesmo condomínio, embora as tramas sejam totalmente separadas) com seu pai Krzysztof, um professor universitário ateu. O "guri" é praticamente um gênio da informática (em dado momento do filme ele automatiza várias funções da casa, coisa que nos tempos atuais é TCC no colégio onde eu estudo, usando um PC IBM em ambiente caracter). Um dia, de manhã, ele consegue calcular um problema de mecânica clássica usando o computador e sai todo feliz para a escola, topando durante com um cachorro morto, congelado pelo frio. O encontro com o corpo do pastor alemão faz o menino começar a ter reflexões metafísicas, principalmente sobre a morte: "Para onde vamos depois da morte?" ou "De que adianta fazer cálculos de Física no computador se morreremos de qualquer maneira cedo ou tarde?". O pai responde de uma maneira fria, mas objetiva: a morte é apenas a interrupção das funções vitais, e nada mais acontece depois.
Na outra mão, surge Irena, a tia de Pawel e irmã de Krzysztof, uma mulher muito religiosa, que ao ouvir o que Pawel aprendeu do pai, explica-o sobre a existência da alma e sobre Deus.
Claro, eu não vou dar spoiler da história, mas fica uma dica interessante: na época do lançamento deste episódio, Kieslowski foi acusado por publicações católicas da Polônia de ser agnóstico, pela próprio desenrolar da história (Mais um motivo que torna interessantíssima a oportunidade de se assistir tal película).
A seguir, um vídeo que gravei com o comentário do crítico e cinéfilo Ivan Valença (com legendas, devido à baixa qualidade do som).
No mais, para quem estiver interessado em assistir outros filmes, pegue os horários no site da mostra. Por questões de horário, não poderei assistir todas as seções, mas vou assistir o máximo que puder. Enjoy it ;*
OBS: Meus agradecimentos ao Sr. Wolney Nascimento, pelo apoio à cobertura da mostra no AGTEBO. Vide o sucesso, pretendo divulgar outros eventos que o CineSESC vir à divulgar.

domingo, 21 de agosto de 2011

Apologética Agnóstica #4: Marcha pelo Estado Laico - Porque tem que ter?



Não sei se os prezados leitores sabem, mas hoje, 21 de Agosto, realiza-se em São Paulo e algumas outras capitais brasileiras a Marcha pelo Estado Laico, evento destinado a demonstrar à sociedade brasileira a insatisfação vários grupos sociais e mesmo cidadãos inteirados da situação atual (sim, teístas também são plenamente livres para participar) no que tange a um dos preceitos fundamentais do Estado democrático brasileiro: a Laicidade.

Um Estado secular ou estado laico é um país que é oficialmente neutro em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião. Um estado secular trata todos seus cidadãos igualmente independentes de sua escolha religiosa e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião. O contrário de um estado secular, ou seja, um estado onde há uma única religião oficial, é denominado estado teocrático ou teocracia (como é o caso do Vaticano e do Irã). Em um Estado Laico, as políticas públicas devem ser orientadas pela ciência, não pela crença. Entretanto, um Estado Secular não implica a eliminação da religião. Pelo contrário, o Estado Laico deve garantir a liberdade de todos, religiosos ou não. (Fonte: Wikipedia, com adaptações)

Vejamos alguns motivos que estimularam a criação da marcha:

No mais venho convidar todos que são favoráveis à Marcha a comparecerem (incluindo teístas, que caso vejam alguma cena de intolerância religiosa - livros sagrados como Bíblias e Alcorões queimados, entre outros atos - já que isso configura CRIME pela lei 7716/89 Art. 20 [agradeço a André Baliera pela informação]), verifiquem no Blog da Marcha se haverá na sua cidade (não vai ter em Aracaju, interessados manifestem-se nos comentários, pretendo daqui a um ou dois anos fazer algo, sim, é perfeitamente possível, mas falta apoio...) e no mais, eu desejo laicidade para todos! É o que esse país precisa!