terça-feira, 23 de agosto de 2011

SESC/SE inicia a Mostra de Filmes Krzysztof Kieslowski

Ontem, já passando das 7h20 da noite (um pequeno atraso) foi iniciada a mostra de filmes de Kieslowski na Sala de Exibições. Estava chovendo canivete, e zombiegirl, intimidada pela chuva, preferiu não me acompanhar. (quem sabe em outra oportunidade...). Mas enfim, lá estava eu, sentado num lugar de certo modo desconfortável (a melhor visualização infelizmente estava bem na saída do ar condicionado, deixando minhas orelhas e meu nariz gélido a sessão toda), mas ansioso para assistir a exibição. Felizmente, vejo que minha persistência foi recompensada com a primeira parte da série produzida para a TV "Decálogo I - Amarás a Deus sobre todas as coisas", precedido pelos vídeos divulgados no Youtube acerca da mostra:




Retornando ao filme em si, Decálogo I nos traz a história de Pawel, um garoto que mora num apartamento em Varsóvia (todas as tramas do Decálogo acontecem no mesmo condomínio, embora as tramas sejam totalmente separadas) com seu pai Krzysztof, um professor universitário ateu. O "guri" é praticamente um gênio da informática (em dado momento do filme ele automatiza várias funções da casa, coisa que nos tempos atuais é TCC no colégio onde eu estudo, usando um PC IBM em ambiente caracter). Um dia, de manhã, ele consegue calcular um problema de mecânica clássica usando o computador e sai todo feliz para a escola, topando durante com um cachorro morto, congelado pelo frio. O encontro com o corpo do pastor alemão faz o menino começar a ter reflexões metafísicas, principalmente sobre a morte: "Para onde vamos depois da morte?" ou "De que adianta fazer cálculos de Física no computador se morreremos de qualquer maneira cedo ou tarde?". O pai responde de uma maneira fria, mas objetiva: a morte é apenas a interrupção das funções vitais, e nada mais acontece depois.
Na outra mão, surge Irena, a tia de Pawel e irmã de Krzysztof, uma mulher muito religiosa, que ao ouvir o que Pawel aprendeu do pai, explica-o sobre a existência da alma e sobre Deus.
Claro, eu não vou dar spoiler da história, mas fica uma dica interessante: na época do lançamento deste episódio, Kieslowski foi acusado por publicações católicas da Polônia de ser agnóstico, pela próprio desenrolar da história (Mais um motivo que torna interessantíssima a oportunidade de se assistir tal película).
A seguir, um vídeo que gravei com o comentário do crítico e cinéfilo Ivan Valença (com legendas, devido à baixa qualidade do som).
No mais, para quem estiver interessado em assistir outros filmes, pegue os horários no site da mostra. Por questões de horário, não poderei assistir todas as seções, mas vou assistir o máximo que puder. Enjoy it ;*
OBS: Meus agradecimentos ao Sr. Wolney Nascimento, pelo apoio à cobertura da mostra no AGTEBO. Vide o sucesso, pretendo divulgar outros eventos que o CineSESC vir à divulgar.

4 comentários: