domingo, 21 de agosto de 2011

Apologética Agnóstica #4: Marcha pelo Estado Laico - Porque tem que ter?



Não sei se os prezados leitores sabem, mas hoje, 21 de Agosto, realiza-se em São Paulo e algumas outras capitais brasileiras a Marcha pelo Estado Laico, evento destinado a demonstrar à sociedade brasileira a insatisfação vários grupos sociais e mesmo cidadãos inteirados da situação atual (sim, teístas também são plenamente livres para participar) no que tange a um dos preceitos fundamentais do Estado democrático brasileiro: a Laicidade.

Um Estado secular ou estado laico é um país que é oficialmente neutro em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião. Um estado secular trata todos seus cidadãos igualmente independentes de sua escolha religiosa e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião. O contrário de um estado secular, ou seja, um estado onde há uma única religião oficial, é denominado estado teocrático ou teocracia (como é o caso do Vaticano e do Irã). Em um Estado Laico, as políticas públicas devem ser orientadas pela ciência, não pela crença. Entretanto, um Estado Secular não implica a eliminação da religião. Pelo contrário, o Estado Laico deve garantir a liberdade de todos, religiosos ou não. (Fonte: Wikipedia, com adaptações)

Vejamos alguns motivos que estimularam a criação da marcha:

No mais venho convidar todos que são favoráveis à Marcha a comparecerem (incluindo teístas, que caso vejam alguma cena de intolerância religiosa - livros sagrados como Bíblias e Alcorões queimados, entre outros atos - já que isso configura CRIME pela lei 7716/89 Art. 20 [agradeço a André Baliera pela informação]), verifiquem no Blog da Marcha se haverá na sua cidade (não vai ter em Aracaju, interessados manifestem-se nos comentários, pretendo daqui a um ou dois anos fazer algo, sim, é perfeitamente possível, mas falta apoio...) e no mais, eu desejo laicidade para todos! É o que esse país precisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário