sábado, 8 de outubro de 2011

Links da Semana #8

And...Headdesk GIF - And...headdesk
Minha reação ao voltar do curso de inglês e perceber que não tinha postado nada hoje...

Desgraça Online: Polícia 24 Horas #2
Bule Voador: Dia de Ada Lovelace (7 de outubro) e a mulher como criadora do primeiro programa de computador (se bem que o que ela criou foi um algoritmo e não um programa, mas enfim...)
Um Sábado Qualquer: Frustrações 2
Paulopes: Confissão de um cético: 'Livrei-me da opressão e agora enfrento a repulsa' (É triste, mas é bem assim mesmo... :/)
Pavablog: Mau Humor faz bem para o Cérebro (bom saber...)
Jesus Manero: Ryu da Periferia
AhTáBom: É por isso que eu odeio gente rica (na verdade a minha reação foi "É por coisas assim que eu QUERO ficar rico")

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Notícias da Semana #10

  • Política/Mundo Teísta/Laicidade

    E mais uma vez, para vergonha da nação (se é que ela está ciente disso), a laicidade do Estado sofreu outra bofetada. Esta semana, na votação para o Estatuto da Juventude (que teve até boas medidas, como a regularização da meia-entrada em eventos artísticos e de entretenimento em todo o território nacional) foi aprovada com "mutilações" pela pressão da "horda" da Bancada Evangélica macomunada com a Bancada Católica (que juntos tem mais de cem parlamentares sempre prontos a emperrar leis que beneficiem os grupos LGBT, legalizem o aborto, a eutanásia e facilitem a burocracia do divórcio). O trecho da lei com que essas bancadas "ficaram de mimimi" foi a referente a igualdade de orientação sexual e da inclusão de temas ligados à sexualidade nos conteúdos curriculares das escolas de ensino médio e na parte encarrega os professores ao enfrentamento à discriminação de gênero e de opção sexual (que foi adaptada para “o enfrentamento de todas as formas de discriminação”).E mais uma vez, a questão LGBT continua sendo empurrada com a barriga...
    Fonte: Gospel Prime
  • Secularismo/Mundo Teísta

    Enquanto isso, o apresentador criacionista da Fox Bill O'Reilly resolveu alfinetar o pseudo-guru e líder da escória neo-ateísta Richard Dawkins, que está lançando um novo livro que explica ciência (à moda de Dawkins) para crianças chamado 'The Magic of Reality' dizendo que o livro "zomba de Deus" (Na prática, é a mesma coisa que dizer a um morcego que ele grita e sai voando em lugares escuros, mas enfim...). Infelizmente, assim como Dawkins, O'Reilly tem teorias malfadadas, como associar aos ateus contemporâneos os crimes cometidos por líderes comunistas como Stálin, Mao Tse Tung e Pol Pot para rebater as críticas que 'os teístas são mais "malvados" que os ateus' (Tecnicamente, se isso acontece, é porque existiram na história mais governos teístas do que ateus, mas enfim...).
    Fonte: Paulopes
  • Obituário

    Essa semana todo mundo ficou tristinho pela morte do Steve Jobs, mas outro gênio que morreu esses dias e ninguém falou nada foi Ralph Steinman, que morreu dia 30, aos 68 anos, a três dias de receber o Prêmio Nobel de Medicina. O trabalho de Steinman foi começado desde os anos 70, e ele descobriu um tipo de célula chamada "dendrítica", que é a responsável por fazer os linfócitos T (produtoras de anticorpos adaptativos, como os que surgem a partir de vacinas) trabalharem. O trabalho dele ajudou a mudar o entendimento de como funcionam as defesas do organismo. Graças a esse trabalho, surgiu uma nova geração de vacinas e tratamentos que curam da gripe comum ao câncer. Apesar do Prêmio Nobel não conceder o prêmio postumamente, dessa vez eles "deram uma brechinha" e ele ainda assim ganhou o troféu. Ironicamente, a causa da morte foi a mesma de Jobs, câncer de pâncreas, com o diferencial que Steinman estava usando o tratamento inventado nele mesmo, o que aumentou o tempo de vida deste.
    Fonte: G1, agradecimentos ao @BuleVoador pelo lembrete.

Fazendo o que os grandes blogueiros fazem #42

Vai dizer que você nunca se flagrou cantarolando 'Hakuna Matata'?

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Serviço AGTEBO de Utilidade Pública: Como nunca perder no jogo da velha

De vez em quando, se eu achar umas dicas boas pra passar pra vocês, divulgo nessa seção.

Tradução aproximada para PT-BR: Ariel de Oliveira (nóis na fita) do agtebo.blogspot.com (aqui), baseado num post antigo do Y U So Fútil? da manola @393kira. Vídeo original no Howcast.
P.S.: Se vocês tiverem umas dicas interessantes, mandem e-mail para contato.agtebo@techie.com. Se a dica for boa, ela aparecerá aqui e vocês levarão os créditos! (informem no e-mail um rede social para linkarmos os créditos).

Fim de uma Era: Morre Steve Jobs (1955 - 2011)

Ontem foi um dia triste para muitos. Na noite de ontem, chegou a confirmação do falecimento de um dos maiores (senão o maior) nome da história da indústria da informática e criador dos computadores pessoais (e tantas outras máquinas inovadoras para o tempo que foram criadas, como o MAC, IPod, IPhone, IPad...). Steven Paul Jobs, mais conhecido como Steve Jobs, faleceu em decorrência do tipo menos agressivo de câncer do pâncreas.

Steve nasceu em San Francisco, Califórnia, filho de Joanne Simpson e do imigrante sírio Abdulfattah John Jandali. Por motivos ainda não totalmente esclarecidos, ele foi dado para adoção, sendo adotado por Paul e Clara Hagopian Jobs. Aos 17 anos, Jobs entrou na Universidade de Reed College em Portland, Oregon, onde acaba por sair devido aos elevados custos. Para conseguir algum dinheiro, junto com seu melhor amigo Steven Wozniak, mais conhecido como Steve Woz (de branco, na foto à esquerda; ao lado dele está Steve Jobs), aprendem a tecnologia do pheaker ("hacker de telefone") John Draper e criam um dispositivo conhecido como "Caixa Azul" para fazer ligações telefônicas "gratuitas".
Apesar do fracasso da primeira idéia, Jobs e Woz fazem uma "fabrica de garagem" com a idéia de produzir computadores populares. Em pleno movimento 'new age', Jobs frequentava cultos Hare Krishna, passou a consumir apenas frutas no café da manhã (alguma hipótese para pensar de onde veio o nome da empresa?), chegou a consumir LSD e se converteu ao budismo.
Após árduo trabalho tentando conseguir empréstimos bancários, Jobs e Woz fundam em 1976 a Apple Computers no Vale do Silício, lançando o Apple I e logo em seguida o Apple II. A empresa fez sucesso com seus produtos inovadores e simples, numa época em que computadores ainda eram restritos a grandes empresas, universidades e instituições de pesquisa, a Apple lançou um novo e grande filão de mercado a ser explorado. Mas Jobs não estava satisfeito e, em 1979, começa o projeto Macintosh. Provavelmente o mais ousado projeto em nível de salto tecnológico da Apple, consistia na criação de uma interface gráfica baseada em ícones, pastas, menus e janelas controladas por um mouse, como nós conhecemos hoje como Interface Guiada ao Usuário ou GUI). Algumas fontes sugerem que Steve "copiou" em boa parte essas tecnologias após uma visita às instalações de pesquisa da Xerox, fato ainda não totalmente esclarecido.


Finalmente, em 1984, Steve lança o Macintosh, o primeiro e único computador pessoal com recursos de desenho e tipografia, além de rica estrutura gráfica. As vendas bateram recordes após a campanha publictária, incluindo o famoso comercial nos intervalos do Super Bowl.


Infelizmente o sistema de gestão de Steve foi duramente questionado pelos acionistas e conselho de administração, e no ano seguinte, ironicamente, Steve foi expulso da empresa que ele próprio fundou. Fora da Apple, ele criou outra empresa, a NeXT e comprou da Lucasfilm a Pixar, em 1986, onde criou uma nova maneira de animação computadorizada, que resultaria numa parceria com a Disney para o filme Toy Story. A idéia deu tão certo que em 2006, a Disney comprou a Pixar por 7,4 bilhões de dólares, se tornando o maior estúdio de animação do mundo.
Em 1996, a Apple, que estava perto da falência, comprou de Jobs a NeXT para usar o sistema operacional deles como base do novo computador que eles estavam construindo. Isso permitiu a Jobs voltar ao cargo de consultor e, sob a gestão dele, a companhia saiu do buraco. Ele lançou em 1998 o IMac com o sistema operacional MAC OS 9, e em 2000, o MAC foi reconstruido junto com o sistema UNIX, lançando o MAC OS X. Após esse lançamento, Steve passou a ser visto publicamente como 'chairman' e garoto-propaganda da Apple, lançando vários produtos inovadores como o IPod em 1991, quando a indústria fonográfica ainda pensava em produzir CD's anticópia, ou o IPhone e suas versões atualizadas (2007, com touchscreen, 2008, com 3G, 2009 com 3Gs, 2010, com sistema multi-tarefa) e o IPad (2010 - 2011).
Recentemente, percebendo que o câncer estava progredindo, Steve deixou a Apple, e o seu posto ficou com Tim Cook, o CEO da empresa. Ao sair, Steve ficou com uma taxa de aprovação de 97% por parte dos funcionários, sendo considerado o CEO mais querido das empresas de informática.

Sua contribuição para o mundo não se resume apenas a produtos criados. Seu modelo de gestão inovadora, suas estratégias de propaganda e renomada oratória ao apresentar seus produtos são imitados até hoje. Steve virou celebridade entre os geeks e ícone da cultura Pop. Hoje em dia sua imagem está praticamente atrelada à da Apple, existindo vários produtos licenciados (ou não) como camisetas, cubecrafts e mesmo tirinhas, como a Calvin & Jobs (paródia de Calvin & Hobbes, traduzido no Brasil para Calvin & Haroldo, onde no lugar do trigre, ele tem um boneco de Jobs, que cria vida e tem a personalidade de Steve.

Para quem quiser visitar, a Apple preparou na sua página Web uma homenagem a Steve Jobs. Você pode acessá-la aqui.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

[Luto] Steve Jobs (1955 - 2011)


#RIPSteveJobs
Sim, leitores. Triste, mas verdade.
Reportagem completa amanhã pela manhã, quando a polêmica nas redes sociais assentar (ou não).

MEMEntos Diários #18

Vingador: meu personagem favorito do Caverna do Dragão *_*
P.S.: Devo ter escrito às pressas, me perdoem pela parte do "só um chifre só".

Novo Meme na Praça: Idiot Nerd Girl

Idiot Nerd Girl é um meme que começou no 4Chan (sempre ele!) em Setembro de 2010. Consiste de uma imagem macro em tons rosas com uma foto de uma menina de óculos grandes com a palavra 'nerd' escrita na palma da mão. A fonte original da imagem é desconhecida, mas uma versão da foto pode ser achada no PhotoBucket. Enfim, a piada desse meme é que a "garota nerd" na verdade é poser, ela diz ser nerd, mas alguma coisa do comentário desmente essa afirmação. Vamos a alguns exemplos:






Pra quem curtiu, é possível produzir mais "plaquinhas" dessas no MemeGenerator. Pros preguiçosos, eu disponibilizo um Gerador aqui mesmo no site, lá vai:

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Avant-Garde Musical #9: Os Bandidos Molhados

Eu me lembrei que segunda é o dia em que costumo fazer o Avant-Garde Musical. Já que ainda estou aqui, vou deixar uma banda que eu achei recentemente, mas é muito interessante...
Os Bandidos Molhados são uma banda independente de Surf Rock de Maringá, Paraná, formado por Benites (guitarra), Caio (baixo), Marco (bateria) e Vinnie (guitarra), o grupo iniciou suas atividades em junho de 2009. Apesar de morarem longe do mar (Maringá é no noroeste do Paraná), eles mandam muito bem com um surf rock parte tradicional mas com modificações capazes de agradar até gente de outras tribos. Vale a pena dar uma conferida!