quarta-feira, 20 de julho de 2011

Post para teístas: Santo Isidoro de Sevilha - O padroeiro dos Internautas

Prezados Leitores, apesar deste ser um blog enfocado em Agnosticismo, gostaria de deixar claro que valorizamos a plenitude da laicidade democrática, bem como, em determinados momentos, poderemos liberar posts específicos para teístas, com matérias interessantes a leitores de determinado credo. Peço desde já RESPEITO ABSOLUTO às crenças dos outros leitores e à minha, para o bom andamento das postagens. (Ariel de Oliveira)
Santo Isidoro de Sevilha (Cartagena, 560 - Sevilha, 4 de abril de 636) foi um grande matemático, teólogo, erudito e compilador medieval. Sua família foi influente na conversão dos visigodos do arianismo ao catolicismo, passando para ele o arcebispado de Sevilha.
Sua grande obra foi a Etymologiarum Libri XX, na qual ele compendiou todos os conhecimentos epistemológicos e teológicos da época como num grande banco de dados, considerada a primeira enciclopédia escrita na cultura Ocidental; recebeu tanta importância posterior, que, nas universidades da Renascença, as matérias eram divididas a partir dos critérios estabelecidos por ele: Trivium (Gramática, Retórica e Dialética), e Quadrivium (Matemática, Geometria, Música e Astronomia).
Foi canonizado em 1598 e em 1722 o papa Inocêncio XIII o declarou Doutor da Igreja (título dado às pessoas que com seus feitos e estilos de vida enalteceram o cristianismo). Comemora-se seu dia litúrgico à 4 de abril.
Então, para você teísta católico, que acredita na presença divina até nos momentos que permanece conectado à Internet, aqui vai a oração à Santo Isidoro de Sevilha:
Deus Onipotente e Eterno, que nos plasmastes à vossa imagem e nos mandastes buscar tudo quanto é bom, verdadeiro e belo, especialmente na Divina Pessoa do vosso Filho Unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, nós vos pedimos, que por intercessão de Santo Isidoro, bispo e doutor, nas nossas viagens através da Internet movamos as mãos e os olhos às coisas que Vos agradam, e acolhamos com caridade e paciência todos quantos encontrarmos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Fontes: Pavablog, Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário