quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Novo Meme na Praça: Neil deGrasse Tyson Reaction


Hoje falaremos deste meme, que anda sendo usado loucamente (principalmente no Facebook) esses dias. Pra quem não conhece, Neil deGrasse Tyson é um célebre astrofísico americano, diretor desde 1996 do Planetário Hayden (Museu Nacional de História Natural, Manhattan, NY) e uma das grandes vozes dos tempos atuais pela popularização da ciência e contra a superstição (por exemplo, ele se posicionou veementemente pela falsidade do Fim do Mundo em 2012) . A referida pose foi tirada de uma entrevista feita por Neil para o fórum Big Think em junho de 2011 sobre vida e longevidade. A reação pode ser vista em 1:32 do seguinte vídeo (em inglês), em que Tyson explica como Newton inventou o cálculo antes de seu 26º aniversário.


A versão em GIF animado foi apresentada pelo entusiasta da maconha suredditor r/trees em um post intitulado "quando perguntado se eu fumo maconha, muitas vezes" em 25 de agosto de 2011. O usuário Hippopoptimus_Prime respondeu ao tópico com uma versão em quadrinhos estilo "rage" do cara, que é a usada atualmente.

Em 23 de outubro de 2011, o Redditor Onlyhereforthelaughs apresentou uma tira estilo 'rage' intitulado "Você não pode pedir isso, mesmo se a resposta for sim" usando o Neil de Grasse Tyson enfrentar a raiva para o subreddit f7u12. Em 25 de outubro, o Redditor GiggleAtTheGoatse fez upload de uma captura de tela de uma atualização de status do Facebook que dizia "Smokin Weed" (Fumando Maconha), acompanhado de raiva no rosto de Tyson e a legenda "Cuidado gente, estamos lidando com fodão por aqui." Um rosto rage atualizada com a legenda "Cuidado, temos um fodão aqui" foi carregada pelo Redditor fairlydeadfellow em 07 de novembro.


A partir daí, a imagem passou a ganhar significado de posição defensiva ante pessoas pseudo-bossais (o que funciona bem, porque a Internet está INFESTADA de gente assim) e qualquer pessoa que ameace da alguma forma o protagonista, ganhando uma segunda conotação de "Ih! Foi mal aí!". Vejamos alguns exemplos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário