quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Obituário: Dennis Ritchie [1941 - 2011]

Não vai ter o bafáfá como a morte do Steve Jobs, mas o tributo é de todo merecido. Ontem, aos 70 anos, de doença não-especificada pelas fontes, morreu o cientista da computação Dennis Ritchie.
Durante a segunda metade dos anos 70 (provavelmente o período de maior efervescência na história da informática), enquanto trabalhava na AT&T Bell Labs, Ritchie participou do projeto do Multics, o primeiro sistema operacional multiusuário que acabou se tornando complexo demais e foi abandonado. Juntamente com seu colega Ken Thompson, que também recebeu ajuda dos outros membros da equipe, Douglas McIlroy e Peter Weiner, construíram a primeira versão em Assembly do que seria o sistema UNIX. Isso foi em 1969. Em 1973, quando Ritchie e Thompson tentaram reescrever o sistema numa linguagem de programação de mais alto nível, usando a linguagem chamada de B, inventada por Thompson, Ritchie percebeu que ela era cheia de limitações, então produziu uma nova linguagem que prometia superar as limitações do B, podendo ser usada para reescrever até o núcleo do UNIX. Essa linguagem era o C. No final dos anos 70, a linguagem C já estava tão popular que havia substituído o BASIC como linguagem de programação mais usada no mercado. Já nos anos 80, C foi adaptada para uso nos computadores IBM PC, ao mesmo tempo que, no AT&T Bell Labs, outro cientista da programação chamado Bjarne Stroustrup (1950 - ) e uma equipe de outros programadores montou uma versão melhorada já adicionando a 'orientação a objeto' ao C: o C++. Essa linguagem fez tanto sucesso entre os computadores pessoais da época, sendo usada até por Bill Gates & companhia da Microsoft na composição de aplicativos para Windows.
Pela co-autoria na criação do UNIX (o primeiro grande sistema em "código aberto" do mundo), que é a base de vários sistemas operacionais contemporâneos, como Linux, Android, MAC OS, entre outros, e pela criação da linguagem C (atual segunda maior linguagem de programação do mundo, pau a pau com o Java, segundo dados atualizados da Tiobe Software), Ritchie e Thompson ganharam vários prêmios como o Prêmio Turing em 1983, a Medalha Richard W. Hamming em 1990 e a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação em 1998.
Fonte: Zdnet (em EN-UK), Wikipedia [1] [2] [3]

Nenhum comentário:

Postar um comentário